domingo, 23 de março de 2014
CB600F Hornet a naked mais famosa do mundo !
Para dar inicio a pagina vou começar com a historia da tao desejada Hornet
Dados
CB 600F Hornet
Fabricante Honda
Apelido Hornet (BR, EU e EUA)
599 (EUA)
Produção 1998 (EU)/2004 (BR) - presente
Tipo Naked
Motor 599cc3
4 cilindros em linha, 4 tempos DOHC 16v
Potência 102cv a 12.000 rpm
Torque 6,35 kgfm a 10.500 rpm
Transmissão 6 marchas
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico invertido - 120mm de curso;
Traseira: Monoamortecedor - 127mm de curso
Freios Dianteiro: Discos duplos flutuantes de 296mm;
Traseiro: Disco simples de 220 mm
ABS é um opcional do modelo 2008, no Brasil.
Pneus D: 120/70 ZR-17 M/C;
T: 180/55 ZR-17 M/C
Altura do Assento 790mm
Tanque 17,3 lts
Relações Honda CBR 600RR
Similar Ducati Monster 695
Suzuki Bandit 650N
Yamaha Fazer FZ6N
A Origem
Muitos nem imaginam, mas foi esta pequena naked de 250cc que inspirou e abriu espaço para o nascimento da nossa tão amada Hornet 600 e também a 900. Ela foi lançada em 1996, para revolucionar o mercado das Naked no Japão, competindo com as rivais Kawasaki Balius, Yamaha Zeal e Suzuki Cobra, todas com motores de quatro cilindros em linha de 250cc vindo de modelos esportivos carenados que saíram de linha no mesmo ano.
Seu motor é o mesmo de sua irmã esportiva, a CBR 250, DOHC de quatro cilindros em linha, 16 válvulas de arrefecimento líquido que gera 40 hp de potência a 14.000 rpm e faz 0-100 em aproximadamente 6 segundos. Mas o que destaca a Hornet 250 de suas rivais, já que possuem configurações semelhantes, sem dúvida é o design agressivo. É uma 250cc que vinha de fábrica com pneu 130/70 R16 na dianteira, 180/55 R17 na traseira (!!!) e podia ser facilmente confundida com uma 600cc.
Mas pneus dessa medida não prejudicam o desempenho da moto, deixando ela “amarrada” nas saídas e pesada pra deitar nas curvas? Sim, talvez. O importante é que essas medidas não impedem que ela atinja 180 Km/h e percorra estradas sinuosas com quase a mesma facilidade que as rivais de pneu 130 e 140. Pura mágica da engenharia Honda.
E antes que perguntem como ela se sairia frente às nacionais CB 300, Fazer 250 e Ninja 250R, é bom esclarecer que a CB 250F Hornet é uma verdadeira naked, com motor vindo de uma esportiva 250cc de alto desempenho. Em uma corrida entre as quatro, a disputa seria para decidir o segundo, pois a Hornet com certeza chegaria em primeiro lugar, independente da pista. Não menosprezando as nacionais, que tem como proposta serem mais acessíveis e não mais rápidas, devemos primeiro saber o que comparar. Seria uma covardia.
E quando chega ao Brasil? Infelizmente, as chances da Hornet 250 chegar ao Brasil são mínimas por vários fatores. O mercado alvo da Hornet era somente o Japão, onde se tira habilitação por cilindrada e motos 250 cc estão livres da inspeção veicular e de alguns impostos. Para os outros países, nasceram as Hornet 600 e 900. A Hornet 250 teve sua produção encerrada em 2006 e suas últimas unidades foram vendidas em 2008. As montadoras, por sua vez, parecem ter perdido o interesse em produzir motos 250cc de motores quatro cilindros, pois o custo de produção quase iguala aos de maior cilindrada e o preço de venda não pode ser tão alto, já que se trata de uma 250 cc.
A CB 250F Hornet seria perfeita para os brasileiros: preço de uma 250, em torno de R$ 11.669,00 no Japão (modelo 2006). Aqui no Brasil custaria muito mais devido aos impostos e outros custos adicionados. O consumo de combustível seria razoável, desempenho que não deixa nada a desejar, podendo ainda ser melhorado – ela pode ultrapassar os 200 km/h com algumas modificações -, visual agressivo e imponente e os pneus largos que todo mundo adora!
E para os amantes de altas cilindradas tinha o modelo mais nervosinho ja sitada no texto tambem conhecida como Hornet, CB 900F é uma moto “naked” com um motor de uma superdesportiva e oferece uma velocidade e uma potência incrível para todos os riders que sejam apreciadores das grandes velocidades.
Este foi um modelo que acompanhou várias gerações de motociclistas e a sua produção teve duas vagas em dois períodos distintos. O primeiro período de produção aconteceu entre o ano de 1979 e 1983 e os modelos só foram comercializados nos EUA. O segundo período ocorreu entre o ano de 2002 e 2007. Este último período foi determinante, pois foi nele que surgiu a Honda CB 900F Hornet. À semelhança da Honda CB 600F, este modelo é uma streetfighter (lutadora de rua) e ficou conhecida como Hornet 900 na Europa e 919 nos EUA.
Atualmente, já não é produzida, uma vez que a sua produção foi substituída pela CB1000RR, mas no que se refere à prestação na estrada, ela é única e oferece um desempenho e uma constância espetaculares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário